o que é Xilitol e Eritritol?
- Zero Sim
- 2 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jun. de 2023
O que são estes adoçantes naturais que podem reduzir seu consumo de açúcar diário?

O que é Xilitol e Eritritol? Você provavelmente já ouviu falar dos adoçantes naturais eritritol e xylitol (xilitol), principalmente se está mudando a sua alimentação por motivos de saúde, como prevenção de diabetes, ou se você já tem diabetes, no controle de triglicerídeos, colesterol alto, hipertensão ou se está fazendo dieta low carb.
Esses dois adoçantes naturais (adoçantes que as moléculas são encontradas na natureza) são alternativas bem toleradas por quem tem diabetes e são indicados como substitutos do açúcar refinado comum. Além de serem alimentos mais saudáveis, possuem vantagens muito interessantes quando comparados com o açúcar refinado comum que estamos acostumados a usar no nosso dia a dia.
Xylitol (xilitol)
O xylitol (xilitol) é um adoçante natural, ele é extraído das fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros, e que também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo. Ele pode ser produzido através da hidrogenação catalítica de soluções ricas em xilose ou por métodos biotecnológicos que utilizam enzimas e/ou leveduras, e a partir da fermentação de hidrolisados lignocelulósicos de resíduos agroindustriais, como casca de aveia ou palha de arroz.
Diferentemente do açúcar industrializado comum, não depende da insulina para a sua absorção, sendo uma alternativa interessante para diabéticos e pré-diabéticos incluírem na sua rotina de alimentação.
É tão doce quanto a sacarose, porém é cerca de 40% menos calórico. Também é um alimento de baixo nível glicêmico, só que com sabor muito similar ao do açúcar refinado tradicional, e essa além dos benefícios, essa é uma das suas maiores vantagens, pois não deixa aquele gosto residual no paladar, que outros adoçantes deixam. Na sua proporção para substituição pelo açúcar, é de 1g para 1g de açúcar, ou seja, pode ser substituído na mesma proporção.
Para algumas pessoas com mais sensibilidade, quando se ultrapassa o consumo diário indicado de 60 gramas podem ser observados distúrbios intestinais, porém não é uma regra. Outra vantagem é que ele ainda auxilia na proteção contra as placas bacterianas e cáries, alcaliniza a saliva e protege os dentes da corrosão do esmalte, além de ajudar no combate à gengivite e na absorção de cálcio, que favorece a saúde dental e dos ossos, e ainda ajuda a proteger contra infecções auriculares e sinusites. Utilizado como conservante alimentício, já que possui grande resistência ao crescimento e desenvolvimento de microrganismos.
Eritritol (eritrol)
O eritritol pertence a uma classe de compostos chamados álcoois de açúcar, e pode ser obtido através do processo de fermentação de algumas frutas e cogumelos, por exemplo. Isso acontece porque, devido a sua estrutura química, nossos corpos não conseguem quebrar a molécula de eritritol, desse modo, ele passa praticamente inalterado através do nosso sistema digestivo, sem causar nenhum dos efeitos metabólicos prejudiciais do excesso de açúcar. Possui 70% do poder de adoçar do açúcar tradicional, e não necessita da insulina para ser metabolizado pelo organismo e é eliminado em 24 horas, além de possuir propriedades anticariogênicas e não eleva os níveis glicêmicos do sangue, tem índice glicêmico inferior a 1, o que é considerado zero. logo é recomendado o seu consumo assim como o xylitol para pessoas com diabetes.
Como tem o baixo teor calórico, ganhando dos demais adoçantes naturais nesse quesito. O eritritol possui uma resistência à altas temperaturas e pode ser aplicado em diversas receitas, substituindo o açúcar refinado comum na proporção de 1,15g para 1g de açúcar refinado.
Se ingerido em excesso não tende a causar desconforto intestinal como o xylitol (xilitol), pois tem uma melhor tolerância digestiva, pois as bactérias intestinais não conseguem digeri-lo, o que faz com que ele seja eliminado pela urina, enquanto o Xilitol pode causar um pouco de desconforto em pessoas com o sistema digestivo mais sensível.
A ZERO SIM é uma confeitaria artesanal de doces e sobremesas ZERO AÇÚCAR.
Trabalhamos apenas com adoçantes naturais, que não agridem sua saúde e ajudam na redução de consumo de açúcar diário.
São diversas opções desde brigadeiros até bolos. Se você ainda não conhece a ZERO SIM, acesse nossas redes sociais e conheça um pouco mais. Nosso Facebook AQUI
E se você quer saber um pouco mais sobre os melhores adoçantes para pessoas diabéticas. Dê uma olhada neste vídeo super legal no nosso canal. Aproveita curte e segue a gente.
Comments